• ALLA

Notícias - Dia Internacional da Literacia - 8 de setembro


«Literacia para uma recuperação centrada no ser humano: Reduzir a desigualdade digital».


Cartaz da UNESCO dedicado ao Dia Internacional da Literacia - 8 de Setembro de 2021
Cartaz da UNESCO dedicado ao Dia Internacional da Literacia - 8 de Setembro de 2021

"As celebrações do Dia Internacional da Literacia, comemorado anualmente a 8 de setembro, têm lugar desde 1967, após ter sido primeiramente proclamado pela Unesco em 1966. Desde aí que este dia assinala a importância da literacia para todos os indivíduos, comunidades e sociedades.

Por todo o mundo é sublinhado o papel que a posse desta competência detém na realização dos direitos humanos e na instauração de uma sociedade mais sustentável e igualitária. Em 2021, o tema é: «Literacia para uma recuperação centrada no ser humano: Reduzir a desigualdade digital».

Atualmente, o acesso à educação ainda não é igual para todos, verificando-se em determinados países maiores dificuldades de acesso à educação a crianças e raparigas.

O Dia Internacional da Literacia foi proclamado através da Resolução 73/145 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de Dezembro de 2018."

Texto adaptado de EUROCID - Centro de Informação Europeia Jacques Delors


"A crise da COVID-19 interrompeu a aprendizagem de crianças, jovens e adultos numa escala sem precedentes. Também ampliou as desigualdades pré-existentes no acesso a oportunidades significativas de aprendizagem da literacia, afetando desproporcionalmente 773 milhões de jovens e adultos não alfabetizados. A literacia de jovens e adultos esteve ausente em muitos planos iniciais de resposta nacional, numerosos programas foram forçados a parar o seu normal desenvolvimento.

A pandemia, no entanto, foi um lembrete da importância crítica da literacia. Além da sua importância intrínseca como parte do direito à educação, a literacia capacita os indivíduos e melhora as suas vidas, expandindo as suas capacidades para escolher um tipo de vida que possam valorizar. É também um motor para o desenvolvimento sustentável. A literacia é parte integrante da educação e da aprendizagem ao longo da vida baseada no humanismo, conforme definido pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. A literacia, portanto, é central para uma recuperação centrada no ser humano na crise da COVID-19."

Texto adaptado da UNESCO Imagem: UNESCO

Posts Relacionados

Ver tudo
alla_logo_positivo_negativo.jpg