Romance de José Gardeazabal
- Abordando um tema de atualidade indiscutível, o narrador conta-nos a sua história e a da sua companheira, Mariana, num tempo inesperado e cuja vivência veio alterar o nosso quotidiano, despertar sentimentos, emoções, e impedir a nossa liberdade de movimentos. Decididos a separarem-se, malas feitas à porta, acordam no dia seguinte com a notícia da obrigatoriedade de permanecerem em casa. O confinamento é a nova realidade e a quarentena a nova normalidade.
Esta reviravolta impede a concretização da separarão e obriga a um convívio agora indesejado, e a um confronto num mesmo espaço de alguma forma claustrofóbico, desencadeando um caleidoscópio de emoções e sentimentos, num desafio complexo e difícil. O narrador, nas suas longas reflexões, procura respostas recorrendo a referências literárias, cinéfilas, e artística, projetando-se no que leu, viu e ouviu.
Com o decorrer dos dias as notícias alarmantes, permanentes e contraditórias sobre o Covid-19, aumentam o medo e as interrogações.
Inesperadamente, de forma progressiva, a proximidade inicialmente indesejável e confrangedora, vai contribuir para o ressurgir do seu amor, levando ao renascimento da relação.
Ana Bela Martins
GARDEAZABAL, José - Quarentena: uma história de amor. 1ª ed.. Lisboa: Companhia das Letras, 2021. ISBN 978-989-784-236-8
Comentários