• ALLA

Sobrescrita - Júlia Martins



O mundo da escrita: O poder das histórias que formaram os povos e as civilizações - Martin Puchner

Capa do livro O mundo da escrita de Martin Puchner

O Mundo da Escrita, de Martin Puchner, professor de Literatura Inglesa e Comparada na Universidade de Harvard e autor várias vezes galardoado, é um livro de carácter quase enciclopédico, repleto de ilustrações, que fala essencialmente de histórias. As histórias fundadoras do mundo, dos povos e das civilizações.

Numa viagem pelo tempo e pelo globo terrestre, através de uma linha temporal e de um mapa do mundo escrito, passando por textos fundamentais da história da civilização, selecionados de entre os mais de 4000 anos de literatura mundial encontramos grandes títulos tais como: O Épico de Gilgameš, a Ilíada de Homero, as Escrituras Sagradas, o Romance do Genji de Murasaki Shikibu, As Mil e uma Noites de Sherazade, o D. Quixote de la Mancha de Cervantes, o Manifesto Comunista de Marx e Engels, a Epopeia de Sunjata, bem como o Harry Potter de J.K. Rowling entre outros.

Martin Puchner demonstra-nos, neste livro, o poder que detém a escrita, ou seja, a sua função na construção e na queda de nações e de impérios, na criação de ideias filosóficas e políticas e na fundação e manutenção das religiões. Mas a história da escrita é também a história das invenções e da tecnologia que lhe servem de instrumento e de suporte. Por isso, quem tem particular interesse na evolução da escrita desse ponto de vista também encontrará nesta obra detalhada informação sobre o(s) alfabeto(s), o pergaminho, as tabuinhas de argila, o papel, o rolo, o códice, o estilete e a imprensa, entre outros.

O Mundo da Escrita é uma obra de leitura obrigatória.


01-09-2021

Júlia Martins



PUCHNER, Martin - O mundo da escrita: O poder das histórias que formaram os povos e as civilizações. 1ª ed.. Lisboa: Temas e Debates, 2018. ISBN: 978-989-644-486-0

Posts Relacionados

Ver tudo
alla_logo_positivo_negativo.jpg